Notícias

› Notícias › 2º Festival Cultural de Itaporé

2º Festival Cultural de Itaporé

Por , 15 Apr 21  -  Sem categoria

Editorial

Trazemos neste informativo um pouco dos nossos anseios em proporcionar para toda população de Coronel Murta, lazer, cultura através da música, teatro, artesanato e literatura.

Apesar dos desafios, a ABITA , mantêm-se firme na busca por projetos de incentivo à cultura, sendo este a conquista de um fruto deste árduo ofício de elaboração de projeto e a caça pelos editais que amparam tais iniciativas,

Contar com parceiros e amigos ligados à causa também contribuiu para a concretização deste projeto.

Enfim, sinta-se à vontade em participar conosco de toda a programação, também nos ajude a aprimorar nesta caminhada,    sugerindo, contribuindo de toda forma que puder, no propósito de continuarmos trazendo cultura de qualidade .

Esperamos que apreciem nossos momentos que preparamos com todo nosso entusiasmo, amor e alegria.


Organização do 2º Festival Cultural de Itaporé

Esta segunda edição , a ABITA conta com a Produção da JP - Arte e Produção Cultural, responsável pela elaboração do projeto , juntos concorreram a uma chamada pública do Governo de Minas Gerais, que obteve aprovação , através do patrocínio da CEMIG.

O projeto manteve sua linha de valorização da cultura local, com intercâmbio , formação e amostragem das oficinas, mostra de artesanato porém inseriu-se uma novidade nesta edição: 1ª Noite Literária , uma vez que a cidade possui em sua veia , o pulsar da poesia, sendo um de seus filhos : Joaquim Celso Freire. Estima-se ainda em oferecer através da literatura, a trazer também a beleza e a criatividade das interpretações dos artistas, além de interagir e conhecer poetas da região que concorrerão nesta noite literária.

PROGRAMAÇÃO DO DIA :02.09.2017 PRAÇA PREFEITO INÁCIO MURTA

8 :00

Mostra de Artesanato Rua de Lazer

17 :00

Mostra de Cultura Popular

19:00

Mostra de oficinas Grafiti

Técnica Circense

21:00

Show do Coral Nós de Minas

22:00

Show com Pereira da Viola

OFICINA DE GRAFITTI

Iuri Ramalho

Natural de Itaobim-MG. Idade ; 22 anos

Conheceu a arte de rua , através de uma oficina em 2016, que a ASCAI– Assoc.da Criança e Adolescentes de Itaobim, com o Professor Grafiteiro Liu de BH, a experiência tão intensa, rendeu- lhe uma bolsa de estudos com o referido Mestre em BH. , desde então , segue sua caminhada com a arte do grafite pelo Vale do Jequitinhonha.

Ele utiliza a técnica da grafitagem para suavizar e alegrar muros e paredes das cidades, levando consigo jovens que absorve suas orientações, além de obter aquele bate papo interativo da “galera”,  e juntos transpõem o que há de melhor com simples arabescos, desenhos, letras, tinta , spray e pincel, ficam horas criando suas figuras, símbolos, fantasias, sonhos e sentimentos de que a vida e o mundo possa ser uma eterna obra de arte.

O grafite sempre foi encarado como arte de gente de periferia, discriminada, combatida ou criticada por muitos, atualmente está ganhando outra dimensão, no Vale do Jequitinhonha , ONGs e instituições governamentais tem incentivado através de oficinas para jovens, de diversas cidades , inspirado neste jovem, para levar esta arte com dignidade, respeito e cidadania, abrindo nossos olhares para além dos frios e sólidas estruturas de muros e paredes, alegrando as cidades para as cores do mundo e convidando espontaneamente para rompermos com as barreiras do preconceito de que jovem não cria , nem inventa coisas boas..

OFICINA DE TECNICA CIRCENSE

Danilo Alves

A Arte circense no Brasil surgiu em meados do século XIX, as famílias e companhias vindas de outros países, sobretudo da Europa conservavam


 


 

Compartilhe nas redes sociais

Veja também!

03 OCT 22

Horta Comunitária
Leia mais

30 SEP 22

IX Fórum da Mulher do Jequitinhonha
Leia mais

19 MAY 22

Faça Bonito
Leia mais

Mudar vidas, capacitar pessoas e construir conexões significativas, faça sua doação e ajude nossos projetos.

Contatos

(33) 3735-1243

abitacoronelmurta@gmail.com

Rua Inácio Figueiredo, 360 - Bairro Centro - CEP 39.635-000 - Coronel Murta - MG

Siga-nos

© 2024 ABITA