Notícias

› Notícias › Informativo Itaporé

Informativo Itaporé

Por , 15 Apr 21  -  Sem categoria

Editorial

Desde o mês de Agosto, toda equipe da ABITA, vem se preparando de corpo, alma e mãos à obra,  para confeccionar material para decoração, organizar as oficinas, no preparo da alimentação, no transporte, na contabilidade, nas adequações do projeto, na campanha de complemento para o evento na comunidade, na comunicação local, enfim, tudo que permite numa estrutura de evento cultural.

Contar      com    pessoas comprometidas e competentes contribui para o sucesso deste Festival Cultural de Itaporé, que na medida que se inicia as atividades, tem a sensação do pensar, no aprimoramento ou ideias criativas para a próxima edição.

O pensar na próxima edição, vai se tornando cada vez mais sólido, que de tanto mentalizar pelo grupo, vai ganhando força e impulsiona no trabalho  de que o 3º Festival Cultural, será muito melhor que este.

Parabéns ABITA!

Parabéns aos trabalhadores da ABITA!

Eliete Rod. Araújo

Coordenadora da ABITA

PRIMEIRO DIA DO FESTIVAL

Na retrospectiva deste festival importante lembrar que para acontecer este primeiro dia de evento, houve um movimento que antecedeu como as oficinas de técnica Circense, Percussão e Grafite, bem como as ações que conduziram para a estrutura e decoração deste.

Neste sábado, na Praça Prefeito Inácio Murta foi ocupada por um palco, uma Mostra de Artesanato e atrações que a população pode apreciar.

Por esta praça passou o cortejo de duas importantes folias, sendo uma do campo, da comunidade Quilombola Mutuca de cima e outra da zona urbana coordenada pelo seu mestre Sebastião Cardoso de Sá. Os jovens aprendizes da oficina de Técnica Circense; O Coral Nós de Minas com a magia de seu canto e finalizando a noite, o artista Pereira da Viola , trouxe ao som de sua viola , cantos e dança de nossa gente, tendo a lua e povo como testemunha.

PROGRAMAÇÃO DO DIA: 03.09.2017 PRAÇA PREFEITO INÁCIO MURTA

8 :00

Mostra de Artesanato Rua de Lazer

18 :00

Grupo de Violão e Percussão da ABITA

19:00

Mostra de oficinas

Percussão Grafite 21:00

1ª Noite Literária “Joaquim Celso Freire”

Documentário sobre os 60 anos da ABITA

Local: Mercado Municipal

23 :00

Show com Hyuri Luna—Ipatinga/MG


 

Sou da terra boa Terra de pobre viver Pátria generosa

Os seus filhos vão crescer Essa terra não é minha Também de ninguém

Lá mora minha gente Também vai morar Meu bem eh dia

Pereira da Viola

OFICINA DE PERCUSSÃO

Iury Hunas

Natural de Araçuaí-MG. Idade ; 28 anos

Sua   paixão   pelo   som     vem   de     seus a n te p as s a d os ,      m as    t e v e  s e u aprimoramento através de um projeto social, denominado CPCD(Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento), idealizado por Sebastião Rocha.

Aquele menino que corria para entrar numa roda de tambor, hoje ensina para outros jovens o que aprendeu , o interessante desta relação que ambos aprendem e brincam.

Esta oficina já esteve presente na primeira edição, mas o que chama atenção de Yuri, que não são os mesmos jovens, segundo ele, este grupo já se apropria da musicalidade, tocam sozinhos e apresentam espírito de liderança, além disso é importante perceber a dinâmica que os próprios inscritos fazem, comunicando e arrebanhando outros amigos que interessam pela som.

O objetivo desta oficina é desenvolver e despertar a consciência musical , pois , o som trazido e aprimorado pelos negros é uma poderosa ferramenta na consolidação simbólica da presença negra na formação da identidade brasileira. Além disso, é importante notar ainda, que esta oficina é uma demanda dos jovens que frequentam a ABITA e da comunidade em geral

O aprender brincando é outra prática que leva o indivíduo a ter mais autonomia, estravar suas energias, produzir sons e movimentos diferenciados, na percepção da musicalidade,, desenvolve-se a política do respeito, cidadania, disciplina, cooperação, e se pratica também o ato de educar-se coletivamente , aprendendo em roda, que tocar vira uma necessidade.

NOITE LITERÁRIA

A 1ª edição da Noite Literária, com intuito de incentivar a leitura; refletir quanto obras de referências regionais e da literatur a br asileira, garantir e potencializar as habilidades com a participação do protagonismo juvenil local e regional.

O homenageado Joaquim Celso Freire, referencial da literatura , em Coronel Murta, por ser filho desta terra, Professor da universidade de São Caetano do Sul (USCS). Atualmente, é vice-presidente da Agência de Des. Econômico do Grande ABC., que apesar de sua formação ligada a administração, se completa com seu gosto pela poesia. Autor de vários livros, sendo  o recente “Meu pé de Alecrim deu Fulô” é uma de suas obras referenciadas na região, que remete a canção de domínio público na música: “plantei meu pé de alecrim , não brotou, num prazo de quinze dias meu pé de alecrim deu fulô.”

Haverá a apresentação e interpretação de dez poesias classificadas sendo: 04 da cidade de Itinga; 03 de Coronel Murta;01 de Bh,, Minas Novas e Araçuaí::

1-Cadê o Circo da cidade? (Herena Reis Barcelos)

2– Cidade Cinza.(Carlos André Alves Santos)

3– Moço, Acorda! (Maxwel Rodrigues Miranda)

4– Zé.(Regiane Ap. Farias Ferreira)

5—Melancolia Imortal . 9érica Maria Alves Fonseca)

6-Chuva. (Vicentino Rodrigues de oliveira) 7-Inquieta Alma.(João Bosco Barbosa)

8– Meu Corpo. (Branco di Fátima)

9– O Retrato . (Luciano Silveira)

10– A luz da noite. (Otacílio Mendes)

AGRADECIMENTOS E LOUVORES

Estamos finalizando mais momento, que a esperança de renovar nosso encontro se faça presente em 2018, para realização do 3º Festival Cultural de Itaporé.

Fica para todos os envolvidos(as) da ABITA , o sentimento de tarefa executada .

Para o comércio local , especialmente aqueles que investiram : Posto Vale; Josafá Freire, Sec. Munc. Assistência social, Se. Munc de Educação, Dep. Munc de Cultura, sec Munc de Obras e Infraestrutura e E.E. Arthur Antonio Fernandes ; estes possam sentir a importância de incentivar eventos como estes, visivelmente vistos pelo público esteve presente.

Aos demais, apoio, produção e patrocinadores , deixemos as esperanças e a prosperidade de tempos melhores .

Até Breve!

 

SONHO MEU

Te mando essa flor Pensando num dia

Naturalmente humano e leve.. Menos dureza pra arrastar...

 

Compartilhe nas redes sociais

Veja também!

03 OCT 22

Horta Comunitária
Leia mais

30 SEP 22

IX Fórum da Mulher do Jequitinhonha
Leia mais

19 MAY 22

Faça Bonito
Leia mais

Mudar vidas, capacitar pessoas e construir conexões significativas, faça sua doação e ajude nossos projetos.

Contatos

(33) 3735-1243

abitacoronelmurta@gmail.com

Rua Inácio Figueiredo, 360 - Bairro Centro - CEP 39.635-000 - Coronel Murta - MG

Siga-nos

© 2024 ABITA