Notícias

› Notícias › Projeto Paz na Escola

Projeto Paz na Escola

Por , 15 Apr 21  -  Sem categoria

Escola: Escola Estadual Arthur Antônio Fernandes 

E-mail: escolaarthurfernandes@yahoo.com.br

Município: Coronel Murta, Minas Gerais

SRE: Araçuaí

Título: Projeto Paz na Escola, Adote esta atitude!

Autoras:

Maria Ediane Jardim Silva e-mail: edianejardim@yahoo.com.br / edianejsilva@gmail.com

Eliabe Rodrigues Araújo: eliaberodriguesaraujo@gmail.com

 

Introdução:

 A Escola Estadual Arthur Antônio Fernandes, município de Coronel Murta, Minas, está localizada no nordeste de Minas Gerais, vale do Jequitinhonha. Sua população constitui-se principalmente de lavradores, garimpeiros, funcionários públicos e aposentados. Esta escola objetiva sua ação educativa, fundamentada nos princípios da universalização de igualdade de acesso, permanência e sucesso, da obrigatoriedade da Educação Básica e da gratuidade escolar. Sua clientela é formada por 551 alunos que cursam as séries finais do Ensino Fundamental, sendo esta a única escola do município que atende esta demanda.

No Brasil, milhares de pessoas são vítimas de violência todos anos. Nas escolas, nas ruas, nos bares, no ambiente doméstico, etc. As escolas hoje, se tornaram um espaço onde muitos conflitos são decorridos por falta de tolerância ao próximo e desrespeito ao direito do outro. Sendo a escola, um lugar de formação ética e da moral, é inadmissível que a vida humana seja perdida por um aluno ou mesmo por um funcionário que ali atua. Presenciamos nos noticiários de TV, inúmeras situações onde professores são agredidos, ou mesmo perde a vida por conta de uma nota que é contestada. Muitas crianças e adolescentes, têm suas vidas destroçadas por prática de violência e bullying. Os valores estão desaparecendo como se fosse um fato natural, as famílias por alguns fatores, estão perdendo o controle e repassando toda a responsabilidade do filho (a) para a escola, essa com todo o seu esforço, não está superando tantas dificuldades e precisa de apoio extraclasse.

A violência, vivenciadas por todas as escolas do nosso país é reflexo de um problema social, que deve ser enfrentado por todos: Escola, família e sociedade em geral.

Pensando em mudar esse quadro crítico, a Escola Estadual Arthur Antônio Fernandes, elaborou-se o Projeto “Paz na Escola, adote esta Atitude! O presente projeto será desenvolvido entre os meses de Outubro e Novembro de 2014, onde culminará na “Semana de Educação para a vida” com atividades de valores, éticas e cidadania na escola.

Objetivos:

Promover a reflexão sobre a violência na escola;

Fomentar atitudes de paz, respeito aos direitos humanos e consciência crítica frente aos conflitos;

Sensibilizar para o respeito da vida;

Discutir a violência nas escolas e a prevenção de conflitos;

Construir propostas de paz de forma participativa com a família na escola;

Criar uma Equipe Mediadora de Conflitos na escola;

Promover atividades de prestação de serviços na escola, para envolver a família no ambiente escolar.

Descrição da experiência:

A escola é um espaço democrático de formação e de aquisição de consciência crítica, portanto é necessário que se proponha ações de valorização da cultura da paz dentro da mesma. Mediante isso, o presente projeto pretende sensibilizar os adolescentes a praticarem a cultura da tolerância, para solucionar conflitos dentro do ambiente escolar. As atividades acontecerão do dia 20 de outubro a 21 de novembro de 2014.

1ª Etapa

Sensibilização dos alunos e professores sobre o tema do projeto com cartazes e frases espalhadas pelo ambiente escolar.

Reunião com parceiros da sociedade civil para mobilização do projeto.

Atividade 1 – criação de página no facebook voltada para o tema paz.

Criar um grupo no facebook “ PAZ na escola, adote esta atitude” para que os alunos façam postagens de temas voltados para a PAZ (filmes, campanhas, movimentos, etc.). O link mais curtido será premiado ao término do projeto. As Especialistas ficarão responsáveis pela monitoria do grupo na internet. Será reservado horário semanal para que todos os alunos acessem a página através dos celulares, nestes dias será liberada a senha do wi-fi da escola. 

Solicitar que os alunos baixem o aplicativo “Conte até dez”. Com o aplicativo gerador de conte até dez pode-se criar mensagens personalizadas e compartilhar com os amigos do facebook.

Orientar que os alunos acessem a página http://www.chegadebullying.com.br/ e assistam aos vídeos, baixem as apostilas de como tornar a escola livre de bullying e assinem o compromisso “Chega de Bullying”.

Atividade 2 – Criação de Equipe Mediadora de Conflitos 

Após explicação dos conceitos sobre mediação de conflitos, organizar uma eleição, na escola, para formar uma comissão de mediação de conflitos. A comissão será composta por um representante de alunos de cada turno, vice-diretor, um representante de pais, um professor e um representante do Conselho Tutelar. Objetivo é analisar os episódios de violência na escola e contribuir para a solução de conflitos através do diálogo. A eleição acontecerá em um turno com participação de toda comunidade escolar.

3ª atividade

Organizar atividades de música e dança dois dias da semana. Convidar a Filarmônica Conviver para realizar apresentações musicais no início do turno.

Realizar atividades de dança e música uma vez na semana na entrada ou saída do turno.

4ª atividade – Exibição de filmes

Realizar projeção do filme “Escritores da Liberdade” para todas as turmas. Após, solicitar que os alunos realizem produções de textos baseadas no filme e façam postagens em sua página no facebook.

Para os professores fazer a projeção do filme: “Assim como uma estrela, toda criança é especial.

5ª Atividade – Oficina de fotografia: Olhares em foco

A Associação Beneficente de Itaporé (ABITA), desenvolverá a oficina de fotografia “Olhares em foco”, com um grupo de alunos, que registrarão todas as atividades do projeto e ao término do mesmo, realizará uma exposição fotográfica.

 2ª Etapa – Semana de Educação para vida

Realização de atividades diferenciadas de 17 a 21 de novembro.

17/11/2014 -  Palestra Valorização da Vida – Palestrantes (Padre Fernando e Pastor Didi) 

Noite de Hinos e Louvores

18/11/2014 – Teatro Respeito aos direitos humanos

19/11/2014 e 20/11/2014 – Exibição do filme “Deus não está morto”. 

Após filme, solicitar que alunos enviem mensagem de texto para todos contatos da sua agenda com a mensagem “Deus não está morto”.

21/11/2014 – Palestra Enfretamento de violência na escola – Consequências de um ato infracional: as medidas socioeducativas.

3ª Etapa – Culminância do Projeto

Ao final do projeto, a escola realizará um dia de Ação solidária, neste dia será promovido atividades de prestação de serviço à comunidade. O evento acontecerá no Domingo, para que os pais e os voluntários possam participar.

Durante a culminância será ofertado serviços de manicure, corte de cabelo e escova, oficinas de arte, oficina Brinquedos e brincadeiras (Casinha de Cultura da Abita), aferição de pressão e medição de glicose, confecção de documentos de CPF em parceria com os correios, premiação de alunos vencedores do concurso do facebook e distribuição de rosas brancas para os voluntários e parceiros. O encerramento será com um almoço para toda família e apresentação de um show da Filarmônica Conviver.

Reflexões sobre o trabalho:

Espera-se que, a partir das discussões sobre o tema PAZ na escola, os alunos possam refletir sobre as consequências da violência para a vida das pessoas e que adote como prática o diálogo na resolução de conflitos. Diante disso, propõe-se que ao término do projeto seja criada uma Equipe Mediadora de Conflitos e que a cultura da Paz ultrapasse os muros da escola, envolvendo movimentos religiosos, família e outras instituições que possam colaborar com a ideia.

Parcerias: 

ABITA- Associação Beneficente de Itaporé, Assistência Social, CRAS, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Assistência de Saúde, Promotoria Pública, Igreja Evangélica Assembleia de Deus e Igreja Católica. 

Bibliografia:


Conte até 10 nas escolas: cartilha: roteiro de aulas. 1ª ed. – Brasília: CNMP, 64p.

Postado por Escola Estadual Arthur Antônio Fernandes às 10:45

Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Compartilhe nas redes sociais

Veja também!

03 OCT 22

Horta Comunitária
Leia mais

30 SEP 22

IX Fórum da Mulher do Jequitinhonha
Leia mais

19 MAY 22

Faça Bonito
Leia mais

Mudar vidas, capacitar pessoas e construir conexões significativas, faça sua doação e ajude nossos projetos.

Contatos

(33) 3735-1243

abitacoronelmurta@gmail.com

Rua Inácio Figueiredo, 360 - Bairro Centro - CEP 39.635-000 - Coronel Murta - MG

Siga-nos

© 2024 ABITA